A oração de confissão e arrependimento

22/03/2020

Da série: Sete orações que vão mudar sua vida

Mensagem 1: A Oração de Confissão.

Pr Ednilson Fernandes de Souza

IEQ Vila Industrial, 22/03/20

Introdução:

"Deus, ajuda-me a conseguir aquele trabalho." "Jesus, por favor, cura minha garganta." "Senhor, manda dinheiro suficiente para eu pagar estas contas." "Pai, leva embora meu medo."

Orar não é simplesmente pedir coisas - embora isso, naturalmente, faça parte da oração. O mais importante é perceber que orar é conversar com Deus. É aproximar-se daquele que você ama e passar tempo com ele. Lembre-se que o pecado faz separação entre nós e nosso Deus.

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO:

Salmos 32

1 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

2 Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

3 Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

4 Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa

5 Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Significado Pecado: Pecado é um antigo termo usado no arco e flecha que significa errar o alvo. Qualquer coisa que não seja o centro fixo é pecado.

Quando não é confessado, o pecado torna-se um tumor sutil - crescendo sorrateiramente, até paralisar e matar sua vitima.

Rm. 6.23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

A agonia de seu peso é descrita com precisão na Bíblia pelo rei Davi:

Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, O meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; Minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado. E não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, E tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Salmo 32:3-5)

Quando o pecado não é confessado, uma parede levanta-se entre você e Deus. Mesmo que você deixe de praticá-lo, se esse pecado não foi confessado diante do Senhor, ele ainda pesará sobre você, arrastando-o de volta para o passado que você está tentando deixar para trás.

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2

Jesus sentiu na pele o gosto da separação: E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34

O pecado não confessado é como levar nas costas uma bolsa cheia de falhas, com o tempo você mal conseguirá se mover, se sentirá cansado e sobrecarregado.

Carregar pecados te faz ficar curvado espiritualmente.

Deus proveu a chave para nos libertar disso: a oração de confissão.

Muitas vezes, não conseguimos nos ver como responsáveis por certas ações. Por exemplo, embora não seja sua culpa ser abusado por alguém, sua reação ao abuso agora é de sua responsabilidade. Você pode se sentir justificado em sua raiva ou amargura, mas, mesmo assim, deve confessá-la porque ela frustra o que Deus tem para você. Se não confessar, o peso dessa raiva ou amargura, no final, irá esmagá-lo.

CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO:

Para que a confissão tenha efeito, ela deve ser feita com arrependimento.

Arrependimento, literalmente, significa uma mudança de opinião. Significa você dar as costas, ir embora e decidir não cometer o mesmo pecado novamente.

Significa alinhar seu pensamento corretamente com Deus.

Confissão e arrependimento significam dizer: "A culpa é minha. Desculpe. Não vou fazer mais isso."

Você precisa confessar e se arrepender de todo pecado para que esteja livre de sua escravidão, quer você se sinta mal com ele ou não e quer o reconheça como tal ou não.

Exemplo - Aborto: Imagine uma mãe que comete aborto, mesmo não tendo ideia, de como o aborto é errado. Ela vê o aborto como um meio de sobrevivência, não como um pecado, mas isso não torna o aborto correto aos olhos de Deus.

A Bíblia fala sobre o valor da vida no ventre: Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Salmos 139:15

Também diz: "Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo" (1 Coríntios 4:4).

Você não ficará livre das garras mortais da culpa até se arrepender e receber o pleno perdão de Deus.

Estar arrependido não necessariamente significa que você nunca mais voltará a cometer o mesmo pecado, mas significa que não pretende cometê-lo novamente.

Se descobrir que está repetindo o mesmo pecado várias vezes, você precisa confessá-lo todas as vezes.

Se você cometeu um pecado que acabou de confessar no dia anterior, não deixe que ele se coloque entre você e Deus. Confesse-o novamente. Desde que, verdadeiramente, arrependa-se todas as vezes, você estará perdoado e, por fim, ficará livre.

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. "Atos 3:19-20".

Confessar sua culpa vai te trazer felicidade: Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! (Salmos 32:10.

É como se o diabo tivesse um gancho preso a você onde houver um pecado não-confessado, ele vai sempre ficar te puxando pra algo que você quer esquecer.

Recaídas no mesmo pecado não são desculpas para não confessá-lo.

Você deve manter sua vida totalmente aberta diante do Senhor se quiser ser libertado da escravidão do pecado.

Você não pode ser libertado de algo que não pôs fora de sua vida.

Confessar é falar toda a verdade sobre o seu pecado.

Renunciar ao pecado é tomar uma posição firme contra ele e remover seu direito de permanecer.

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO CURA SEU CORAÇÃO: Quando você está construindo um alicerce, você tem que cavar fundo, remover a sujeira, tirar a lama. O problema é que a maioria de nós não cava fundo o suficiente.

Embora não possa ver todos os seus erros o tempo todo, lembre-se que o inimigo os usará contra você.

Peça a Deus para trazer à luz pecados dos quais você não está ciente para que possa confessá-los, arrepender-se deles e ser perdoado. Reconheça que há algo para confessar todos os dias e ore com frequência, como fez Davi:

Sl 139.23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

24 Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.

As vezes, quando não achamos que temos algo para confessar, uma oração pedindo que Deus o mostre irá revelar uma atitude não-arrependida, como uma postura crítica demais ou falta de perdão, que criou raízes no coração. Confessá-la impede que tenhamos de pagar um preço emocional, espiritual e físico por ela.

A confissão é, na verdade, um modo de vida. Se não estamos andando no caminho de Deus, se estamos fazendo algo em desobediência - falando da vida alheia, mentindo ou falando de um modo desonroso com alguém -, precisamos recomeçar do zero, e isso somente acontece com a confissão: Deus, coloco-me diante de ti e confesso minha atitude para com meu chefe. Eu me arrependo dessa atitude. Quero ser mais parecido com Cristo a cada dia.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Pv. 28:13

O pecado leva à morte; o arrependimento leva à vida.

O tempo que passa entre o pecado e o arrependimento será responsável pela quantidade de maldições que serão colhidas em sua vida.

Se você tem plantado muita maldição, os problemas não irão desaparecer logo depois de sua confissão. Mas sua confissão deu início a um processo de reversão do que aconteceu por causa do pecado.

Sempre tenha em mente que os caminhos de Deus são caminhos de bênçãos.

A confissão não serve para que Deus encontre alguma coisa. Deus já sabe. A confissão serve para que você se refaça.

Deus não está seguindo seus passos, esperando que você faça algo errado para castigá-lo. Ele não tem de fazê-lo porque o castigo está unido ao pecado.

Uma vez que Deus sabe disso, ele lhe deu a chave da confissão. As pessoas que confessam encontram misericórdia e o poder ilimitado de Deus.


SETE ORAÇÕES QUE VÃO MUDAR SUA VIDA

Modelo de Oração

Razões para me confessar: Pra ficar livre de todo o pecado; para ser completamente honesto com O Senhor; para colocar em ordem meu relacionamento com Deus; para desfrutar todas as bênçãos que Deus tem para mim; para evitar as consequências do pecado; para não permitir que o pecado me separe de Deus; para ter certeza de que Deus ouvirá minhas orações; para me livrar do fardo pesado do pecado; para ter a mente e alma saudáveis; para evitar a morte que o pecado traz; para não transgredir as leis de Deus; para encontrar o único caminho para o verdadeiro arrependimento; para receber o perdão Divino; para agradar e glorificar a Deus; para ter a consciência limpa e dormir bem à noite; para evitar destruição em minha vida; para não ter nada que me impeça de avançar; para me mover em direção a tudo o que Deus tem pra mim; para poder floresce e prosperar; para desfrutar a presença de Deus.

Coisas que devem ser confessadas: Pensamentos que não glorificam a Deus; palavras erradas que eu disse; falta de fé; atitudes secretas que não agradam a Deus; desonestidade; falta de integridade; mentiras; pensamentos ou atitudes de critica; grosseria; desamor; pegar algo que não me pertencia; ciúmes ou inveja; atitude orgulhosa; arrogância; medo resultante de duvidar de Deus; insensibilidade para com a necessidades dos outros; falta de generosidade; impaciência; descontentamento com minha vida...

Modelo de oração: Senhor ajuda-me a ficar livre de todo pecado e suas consequências. Revela tudo o que não deveria estar em meu coração e mente. Mostra-me as áreas em que estou errando o seu alvo para mim. Ajuda-me a enxergar a verdade a meu respeito. Ajuda-me a ver o erro com clareza para que possa confessa-lo ao Senhor. Capacita-me para fazer as correções necessárias. Ajuda-me a ter um coração inteiramente livre de culpa e condenação. Ajuda-me a viver de maneira que agrade o Seu coração de Pai.

Em nome de Jesus te peço e com fé te agradeço, amém.

© 2016 IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. Avenida Brasília, 2001 - Vila Industrial - Piracicaba SP
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora