Mês Quadrangular - Segunda Mensagem - Jesus Batiza com o Espírito Santo

26/11/2019

Conhecendo o Espírito Santo.

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar"
(Jo 16.7-15).

Consolador no grego: Paracleto: Alguns traduziram como Confortador, Conselheiro, ou até mesmo Advogado. Mas o que Paracleto significa? De acordo com o Dicionário Harper da Bíblia, edição de 1985, a palavra paracleto significa 'aquele que é chamado ao lado de' (p. 749).

Houaissparacleto

substantivo masculino

  • Rubrica: teologia.
    o Espírito Santo
    Obs.: inicial maiúsc.
  • pessoa que defende e protege alguém; mentor

Houaissmentor

substantivo masculino

  • pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro
  • Derivação: por extensão de sentido.
    pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta (ideias, ações, projetos, realizações etc.)
    Ex.: ser o m. de um seminário

O Espírito Santo é o enviado para estar ao nosso lado.

Nós não estamos só, a Igreja de Deus tem o Espírito Santo.

"No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" (Gn 1.1-2).
Gn 1.2 O Espírito Santo se movendo sobre a face das águas. Ele está presente em toda a Bíblia.

O Espírito Santo é DEUS em ação.

O Espírito Santo é DEUS trazendo mudanças.

É possível resistir ao Espírito Santo (At 7.51).

"Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais."Espírito Santo e fogo (Mt 3.11) O fogo se difunde com facilidade, contamina.

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo" (Mt 3.11).Convosco x em vós:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" (Jo 14.16-17).
Revestimento de poder (Lc 24.49).

"E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E destas coisas sois vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.47-49).

Sobre toda carne (At 2.17).

"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão" (At 2.17-18).

Ciúmes (Tg 4.5)

"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?"

Buscando ao Espírito Santo:

"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lc 11.9-13)

Jesus falando sobre o Espírito Santo - João 14

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.

26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Considerações finais:

"Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos". (IITm 1.6)

Quem botou pra dormir é quem tem o dever de despertar.

A visão de Ezequiel:

Ezequiel 47

1 Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.

2 E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.

3 E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

4 E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.

5 E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

6 E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.

7 E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.

8 Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.

9 E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

10 Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.

11 Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.

12 E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.

O anjo diz: Vem comigo, andam 1.000 côvados - Aproximadamente 500 metros, então ria adentro a água dava nos tornozelos, eles sentiam a delícia de tocar na água, mas ainda não era hora de parar.

Andam mais 500 metros, água nos joelhos... Está ficando mais fundo, mas ainda não é hora de parar.

Mais 500 metros - Um quilômetro e meio rio adentro, água na cintura, mas ainda não é hora de parar...

Mais 500 metros - Dois quilômetros rio adentro e eles param de andar, eles não precisavam mais andar, já chegaram onde deveriam chegar, águas profundas.

Vida no Espírito é como essa visão, alguns andam só um pouquinho e portanto experimentam apenas a delícia, mas o nível de influência do rio é pequeno...

Outros andam mais, no joelho, nos lombos... A diferença de água tem que ser reconhecida, mas ainda assim indica pé no chão, você é o dono da situação, você se controla, você se governa, você decide.

Mas quando você chega nas águas profundas, não é mais você quem governa, não é mais você quem decide, agora é o RIO QUE TE CARREGA.

O avimento:

Algumas pessoas ficam esperando o Rio de Deus inundar sua vida. Mas vou te dizer uma verdade, não é o rio que invade a sua vida, é você quem tem que entrar no rio!

Algumas pessoas ficam querendo que o Espírito Santo faça a obra dEle sozinho, ficam gritando: -Cadê o Rio? Enquanto o Espírito Santo diz: -Cadê essa turma que não entra?

Interação é a chave, Ele é Ajudador, não faz a obra sozinho.

© 2016 IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. Avenida Brasília, 2001 - Vila Industrial - Piracicaba SP
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora