Maravilhosa Esperança

08/10/2019

Maravilhosa Esperança

Sobre nossos sofrimentos...

"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus" (
Romanos 8:14-19).

NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (João 14.1-3)

O livro de Jó é, possivelmente, o primeiro livro bíblico escrito. Diz a Bíblia que um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. E logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade.

Sua própria esposa foi contra ele e lhe disse: "Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre." (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (Na verdade a maior parte do livro relata essas discussões, começando no capítulo 2 e continuando até o 37). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).

Confira comigo:  Jó 1:1-3; 13-22

1:1 HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
1:2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
1:3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

13:13 Calai-vos perante mim, e falarei eu, e venha sobre mim o que vier.
13:14 Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão?
13:15 Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.
13:16 Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele.

13:22 Chama, pois, e eu responderei; ou eu falarei, e tu me responderás.
13:23 Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado.

O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento? É um livro rico e cativante que todas as pessoas precisam estudar.

À luz dessas considerações eu quero refletir com os irmãos e amigos, fundamentado no livro de JÓ, algumas lições do sofrimento:

Primeira Lição:Pessoas boas também sofrem:

Talvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus o caráter de Jó: 1:1 - "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal".

Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado, Gênesis 3 diz isso, aprendemos também, em vários trechos bíblicos, que a dor e a tristeza também atingem as pessoas boas e dedicadas deste mundo.

Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente...

Outro personagem bíblico, o Apóstolo Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria das pessoas ímpias: - Abra sua Bíblia em 2 Corintios 11:22-28:

11:22 São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu.
11:23 São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
11:24 Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
11:25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
11:26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
11:27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
11:28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

E mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido. Confira isso em 2 Corintios 12:7-9?

7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Ou seja, pessoas boas, fiéis a Deus, também sofrem na vida...

Segunda Lição: O diabo quer nos derrubar através do nosso sofrimento:

O propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capítulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. 1:6-11

Jó 1.6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

7 Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

8 E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face

Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Senhor Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Mateus 4:1-11).

A verdade é que o diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente, quando tudo vai bem na vida, também estão sujeitas a serem tentadas por meio de alguma calamidade pessoal, problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave, etc.

Sofrimentos na vida são, frequentemente, o motivo pelo qual muitos abandonam a Cristo.

O conselho a mulher de Jó não foi ouvido pelo próprio marido, mas infelizmente o conselho dela (Jó 2:9 Amaldiçoa a Deus, e morre)
vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida.

É interessante que Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2).

Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.

Aliás precisamos sempre trazer à nossa memória que a fonte dos nossos sofrimentos consiste na Luta Espiritual que travamos dia-a-dia com Satanás. Veja Efésios 6:12

12Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Terceira Lição: Amigos nem sempre ajudam.

Três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram falar. O resultado não foi consolo ou ajuda, e sim perturbação e desânimo.

A mesma coisa acontece hoje. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. Por isso, às vezes, quando sofremos, quando enfrentamos nosso deserto, é melhor procurar conselho na palavra de Deus.

Quarta Lição: Deus não explica tudo:

Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso. Veja no capítulo 3, vv. 11, 12, 16, 20, 23. - O Profeta Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3 Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão?). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas.


Podemos ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontraremos uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê.

Por isso o Apóstolo Paulo, com certeza, inspirado por Deus, escreveu um hino de louvor a Deus, no livro de Romanos 11:33-36, (ler) e nesse hino ele retrata exatamente isso: Deus não explica todas as coisas!

Rm 11.33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
34 Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Quinta Lição: Depois do sofrimento, vêm as bênçãos.

A grande lição desta história é que o sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. Veja Jó 42:10-17?

42:10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.
42:11 Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.
42:12 E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
42:13 Também teve sete filhos e três filhas.
42:14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
42:15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
42:16 E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.
42:17 Então morreu Jó, velho e farto de dias.

A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Em Cristo Jesus, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de perseverança e consolação: Hebreus 12:1-3

Hebreus12:1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
12:2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
12:3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

Sexta e última lição: Seja fiel no sofrimento:

Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estevão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões.

Você, também, vai sofrer. Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. Jó foi fiel a Deus no período do seu sofrimento e Deus o abençoou sobremaneira.

A fidelidade de Jó precisa calar e ensinar o nosso coração: Jó 1:20-22

1:20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

1:21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
1:22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Tiago 1:2-4

1:2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
1:3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
1:4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

© 2016 IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. Avenida Brasília, 2001 - Vila Industrial - Piracicaba SP
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora