O Milagre da Restituição

03/02/2020

O Milagre da Restituição

"Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia" (Joel 2.22-23).
O povo neste contexto é um povo que depende muito da agricultura, dependem portanto da chuva.

Houve um período na história de Israel em que Deus abençoou abundantemente seu povo. A terra que eles receberam do Senhor era terra abençoada, terra que manava leite e mel.

Nesse período, o povo lançava a semente e Deus fazia a sua parte, enviando as primeiras chuvas. As primeiras chuvas são chuvas mais pesadas, chuvas que encharcam o solo, amolecendo e fazendo com que a semente que brotasse encontra-se solo macio para crescer.

Tempos de prosperidade, a cada ano a colheita era maior.

A cada ano o povo tinha que aumentar seus armazéns e ampliar seus lagares. As bênçãos eram cada vez mais abundantes.

O povo ia crescendo, o povo ia conquistando, o povo ia prosperando...

"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.
Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas." (Is 54.2-3)

Terra abençoada, dinheiro no bolso, novas tecnologias, novos insumos, novos maquinários, casas bonitas...

As facilidades chegaram junto com elas, a riqueza, e em meio a riqueza, o povo se esfriou, se tornou insensível, se esqueceram de Deus.

A produtividade era garantida, a prosperidade era garantida. Pra que orar de manhã se não precisamos de nada?

Creditaram a prosperidade aos equipamentos agrícolas, os insumos, e se esqueceram de que eles semeavam, mas quem faz crescer e amadurecer é Deus.

No período de facilidades, o povo começou a cultuar como queriam, se embriagar pelas facilidades. Não precisa mais orar, não precisa mais jejuar, não precisa mais adorar, não precisa mais gemer... Está tudo bom demais!

Uma geração que não conhecia ao Senhor:

Juizes 2.6 - E havendo Josué despedido o povo foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra.

7 - E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do SENHOR, que fizera a Israel.

8 - Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos;

9 - E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.

10 - E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.

O povo não cultuava mais como antes, não sacrificava mais como antes, não ofertava mais como antes...

Quando o povo se tornou insensível, perdeu a presença de Deus, perdeu a presença de Deus.

As pragas:

O cortador - De um dia para o outro, Deus envia o cortador e aquela lavoura produtiva amanhece cheia de pragas, muitas folhas caídas no chão.

O migrador: Passa devorando o que restou das folhas e frutos, só resta o caule.

O povo tão insensível que estava, olhou para os caules das plantas e disse: Ainda tem jeito, a gente tem dinheiro, vamos investir nos agrotóxicos e exterminar essa praga.

O destruidor: Agora nem o caule existe mais. A praga destruiu inclusive as raízes que estavam debaixo da terra.

Mas eles tem dinheiro, compravam sementes de qualidade, novos maquinários, novas tecnologias e iam preparando o solo e lançando as sementes.

Então Deus não envia a chuva. A primeira chuva não vinha e a semente morria.

Mesmo assim o povo não se percebeu, por causa da facilidade, se esqueceram de Deus.

Não tinha mais culto e se não tem mais culto não tem presença e se não tem presença, não tem esperança.

Então aparece o profeta Joel ele não poupa ninguém:

Aos anciãos: "Joel 1.2Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: 2Aconteceu isto em vossos dias? Ou também nos dias de vossos pais? 3Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração".

Conte para as outras gerações o que Deus fez!

Ao povo: " 5Despertai, ébrios, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca".

Ele está dizendo, desperta, chora, acorda! Até quando vocês ficarão embriagados?

Vocês não estão percebendo que não tem trigo, que não tem azeite, que não tem vinho e que a terra secou?

Faça alguma coisa!

Aos líderes da terra, aos empresários, aos fazendeiros: "Foi cortada a oferta de manjar e a libação da Casa do Senhor; os sacerdotes, servos do Senhor, estão entristecidos. O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta. Os lavradores se envergonham, os vinhateiros gemem sobre o trigo e sobre a cevada; porque a colheita do campo pereceu. A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira, e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e a alegria se secou entre os filhos dos homens".

Envergonhai-vos vinhateiros, envergonhai-vos lavradores!

Aos sacerdotes, aos ministros do altar: Joel 1.13Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai, vestidos de panos de saco, durante a noite, ministros do meu Deus; porque a oferta de manjares e a libação cortadas foram da Casa de vosso Deus. 14Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na Casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor.

É hora de esquecer a festa, é hora de esquecer a televisão, é hora de esquecer o celular, é hora de deixar de conversa fiada e começar a orar, começar agora a clamar, pode ser que ainda haja esperança.

Facilidade mata quem não tem temor do Senhor, veja a situação:

Joel 1.17A semente apodreceu debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se secou o trigo. 18Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas são destruídos.

19A ti, ó Senhor, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo. 20Também todos os animais do campo bramam a ti; porque os rios se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

Deus está dizendo aos sacerdotes - Convoquem o povo, chama esse povo para orar, proclama um jejum.

"Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto". Joel 2:1

12Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal. 14Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de manjar e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição. 16Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo. 17Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?"

Todo mundo de joelho gemendo e clamando, quando eles clamam, Deus não resiste.

Quando o povo se volta pra Deus, Ele responde.

A resposta do Senhor:

"18 Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.

19 E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.

" (Joel 2.18-19)

"21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.

22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.

23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.

24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.

25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.

26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

" (Joel 2.21-27)

Deus promete devolver a chuva temporã e a serôdia. Chuvas mesmo fora de tempo!

Deus promete a chuva, mas ainda há um mal a exterminar, a injustiça. Deus vai fazer juízo. Deus vai fazer guerra!

Deus começa a preparar seu povo para a batalha assim:

Joel 2.27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

Joel 31 Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,

2 Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.

3 E lançaram sortes sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem.

5 Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e as minhas coisas desejáveis e formosas pusestes nos vossos templos.

6 E vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos. (pula pro versículo 9).

9 Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra.

10 Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.

11 Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó Senhor, faze descer ali os teus fortes;

12 Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor.

O que o povo precisa fazer agora?

Deus começa o chamado ao jejum dizendo: Convertei-vos!

Você está vivo! Ainda há esperança!

Vamos semear, vamos resgatar.

Você precisa ter coragem para semear novamente.

Enquanto há vida há esperança!

Não importa o que aconteceu até aqui, o que importa é o que você vai fazer daqui pra frente.

Volte a semear!

Volte a orar!

Volte a jejuar!

Volte a adorar...

Mensagem pregada pelo Pr. Ednilson Fernandes de Souza

IEQ Vila Industrial, 02/02/20

© 2016 IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. Avenida Brasília, 2001 - Vila Industrial - Piracicaba SP
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora